UNIMEP promove Trote Ecológico dia 20/03/10 - participe você também!

{ By Anônimo , In


Por: Enéas Xavier de Oliveira Junior

O TROTE ECOLÓGICO

traz em seu bojo o plantio de 200 (duzentas) mudas de árvores, selecionadas de acordo com o ecossistema local. Trata-se de uma iniciativa de destaque que visa à conscientização ecológica, a uma atuação diferenciada dentro da sociedade, e também ao estabelecimento de um elo, contínuo e duradouro, entre os participantes e a mãe-natureza; representa a busca de um equilíbrio entre o homem e seu meio, para as atuais e futuras gerações.

RAZÕES:
 
A ocupação irregular do território desprovida de um estudo abrangente de como, quando e onde se estabelecer, tem gerado conseqüências catastróficas à sociedade brasileira. Inundações, doenças, estresse diário, fuga da fauna, perda da biodiversidade, falta de opções à recreação, carência cultural, prejuízos financeiros, estão entre os incontáveis efeitos funestos da degradação ambiental em virtude de um desenvolvimento econômico insustentável.

Em suma, trata-se de uma perda significativa da qualidade de vida. E essa sadia qualidade de vida será retomada, e somente, através de políticas públicas que garantam um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Aqui está essência da vida: o equilíbrio.
Nessa busca, a informação é considerada uma ferramenta crucial ao desenvolvimento de uma nação próspera, em que direitos básicos do cidadão são respeitados. E percebe-se que a falta desta condena o povo à estagnação de sua luta, de suas reivindicações. No que concerne à natureza, não se vislumbra cenário diverso.

Esboçamos até aqui, então, um breve quadro de alguns equívocos perpetuados por nossa geração, e que devem ser corrigidos, justamente, para que nossos filhos não sofram dos males que hoje padecemos.

O EVENTO:

O Trote Ecológico será realizado no dia 20 de março, a partir das 09:00. Terá início com a coleta de lixo das margens do Rio Piracicaba (margem esquerda à jusante) da rampa do largo dos pescadores até a Rua Inácio Martins.

Ao término da limpeza, será realizado um plantio de duzentas mudas nativas ao fim da Avenida Cruzeiro do Sul, em sua junção com a Rua Ernest Mahle. Trata-se de uma área já degradada pela derrubada de árvores, tráfego de veículos automotores, entre outros fatores.

REALIZAÇÃO/CONTATO:

Universidade Metodista de Piracicaba


        DCE/Unimep: dce@unimep.br 
Thiago Danyluk Mader
Presidente DCE/Unimep






Instituto Aimara: institutoaimara@gmail.com
Enéas Xavier de Oliveira Junior
Presidente Instituto Aimara


Apoiadores:
* Mestrado em Direito - UNIMEP
Turma de Direito Ambiental 2009/2010

* Novo Espaço Ambiental


Somente uma sociedade articulada e consciente é capaz de promover uma revolução socioambiental!











0 comentários:

Postar um comentário