No dia mundial da água, uma reflexão

{ By Anônimo , In , ,

Por: Carol Manzoli Palma

Hoje comememoramos o Dia Mundial da Água, mas a comemoração pede mais por uma reflexão. Como se não bastasse a escassez de água que muitos países enfrentam, nossas preocupações vão além.

Lendo a Reportagem "Descarga de hormônios", de Luciana Christante, publicada na revista Unesp Ciência número 6, ficamos ainda mais chocados com a situação ambiental que enfrentamos. 

A autora aponta para a poluição da água por plásticos, detergentes, fluidos elétricos, transporte marítimo, agrotóxicos, urina humana e cosméticos . As consequências? Ursos polares do Ártico com menos filhotes, moluscos do litoral Brasileiro com dois sexos, evidências de queda no número de espermatozóides em homens nos últimos 60 anos, entre outros. Tudo isso em decorrência do que é ingerido nas águas. Segundo a autora, embora esses poluentes sejam moléculas quimicamente muito distintas entre si, elas possuem a capacidade de interagir com os receptores de estrógenos que a maioria dos animais carrega na membrana de suas células. "Disfraçadas de hormônio, elas produzem uma mensagem enganosa que pode fazer a célula se multiplicar, morrer ou produzir certas proteínas na hora errada."(p. 18)

Esse estudo deveria gerar uma reflexão nos cidadãos. Preicsamos conservar a água, precisamos compartilhar com os que não possuem, e precisamos dar valor a este bem tão precioso. Não esperemos que á última gota de água pura se torne uma disputa entre as nações. Os profissionais, em suas respectivas áreas, devem priorizar estudos, desenvolver produtos e criar situações onde o uso racional e consciente da água seja explorado.







0 comentários:

Postar um comentário